fbpx
(31) 3586-4550 | (31) 98346-7690
Nutricionista e Bioimpedância 2019-10-11T21:59:44-03:00

Nutricionista e Bioimpedância

O que é?

Esse exame é reconhecido como uns dos mais completos para identificação mais detalhada sobre suas informações nutricionais. A partir de agora, você compreenderá um pouco mais sobre esse exame e reconhecerá que os exames realizados em algumas academias podem se tornar apenas simbólicos, se comparados ao exame de bioimpedância.

O exame de Bioimpedância de última tecnologia que é voltado para uma análise completa para avaliação do seu peso corporal. Ele é eficiente para distinção de peso de ossos, massa magra e gorduras. O exame pode calcular percentual de hidratação, gordura corporal e massa magra. Ele pode ser utilizado para a identificação de casos de obesidade ou inchaços, já que é capaz de calcular as gorduras que também exigem maior complexidade para serem identificadas.

Por que devemos realizar a Bioimpedância?

É de extrema importância a avaliação da composição corporal para estipular as metas do tratamento. Ao medir apenas o peso e o IMC não há como avaliar a real necessidade do paciente. Assim como aferir o percentual de gordura e muscular global, através destes dados não é possível determinar com exatidão onde está sua perda muscular ou onde se localiza o maior percentual de gordura, que pode estar tanto ao redor dos órgãos (gordura visceral -“falsos magros”), quanto na circunferência abdominal (gordura corporal).
A análise músculo-gordura determina a verdadeira condição do paciente e nos direciona a perfeição. Exemplificando, é muito comum que o paciente que deseje emagrecer, precise também aumentar sua massa muscular devido a uma deficiência  protéica de uma dieta mal balanceada.

A bioimpedância irá determinar sua dieta, suplementação e tipo de atividade física. Através da bioimpedância é possível estimar a taxa metabólica basal, que é imprescindível para o cálculo calórico dietético diário e garantir o suporte ideal para garantir resultados perfeitos em pouco tempo.

No acompanhamento, a bioimpedância nos informará se o objetivo proposto foi atingido, calcula se em detalhes o que ainda devemos ajustar em minerais, água, proteínas e até mesmo gorduras para alcançarmos este ideal.

Bioimpedância e a saúde: Ela afere nível de gordura visceral (entre os órgãos), se há Retenção Hídrica, previne doenças como Diabetes, Hipertensão, Hipercolesterolemia, Esteatose Hepática, Hiper e Hipo vitaminoses, Perda muscular, Desnutrição, dentre outras patologias.
O que a Bioimpedância calcula:

Água corporal total
Massa de gordura corporal
Massa muscular esquelética
Massa livre de gordura
IMC – Índice de Massa Corporal
Massa magra de cada segmento corporal
Estimativa de gordura segmentar
Porcentual de gordura corporal
Relação cintura-quadril
Peso ideal baseado na composição corporal
Controle de gordura
Controle de músculo
Taxa metabólica basal
Impedância de cada segmento corporal

Cuidados essenciais para a realização do exame:

Permanecer em jejum pelos menos por 4 horas antes do procedimento.
Não consumir bebida alcoólica nas 48 horas que antecedem o exame.
Não consumir cafeína durante as 24 horas que antecedem o teste.
Mulheres não devem realizar o exame durante o período menstrual.
Não é indicada a prática de exercícios físicos durante as últimas 24 horas.
Recomenda-se urinar pelo menos 30 minutos antes do teste.
Consumir pelo menos 2 litros de água no dia que antecede o procedimento.
Utilizar roupas leves e evitar o uso de acessórios.
Chegar com 30 minutos de antecedência.

Se interessou? Agende uma avaliação gratuita.

Entre em Contato
WhatsApp chat